Sedação Inalatória com Óxido Nitroso

Habilitação em sedação inalatória com Óxido Nitroso

Sedação inalatoria e medicamentosa em Odontopediatria:

Popularmente conhecido como gás do riso ou gás hilariante, o óxido nitroso trata-se de uma solução inalatória utilizada atualmente na Odontologia para a realização de sedação mínima a moderada em pacientes com medo, ansiedade e fobia odontológica.

A mistura Oxido Nitroso/Oxigênio (N2O/O2) não substitui o uso de anestésicos locais, apenas ajuda no relaxamento do paciente, fazendo com que o mesmo colabore com o procedimento, aumentando o liminar de dor, podendo inclusive reduzir a quantidade de tubetes anestésicos utilizados.

Outra técnica de controle do medo e da ansiedade é a sedação com fármacos benzodiazepínicos, que é indicada para pacientes que apresentam necessidades especiais, medo, ansiedade, ou algum tipo de alteração de humor, antes da realização de um procedimento odontológico.

Seguro e eficiente

Sedação em Odontopediatria

Ao contrário da sedação em adultos, em crianças o procedimento tem como objetivo controlar o comportamento e alcançar o tratamento completo de forma mais segura e eficiente. A cooperação da criança e o poder de controle do odontopediatra sobre a criança variam de acordo com a idade da criança.

Em inúmeras situações, níveis moderados de sedação são necessários para o controle do comportamento de crianças menores de 6 anos e pacientes com atraso no desenvolvimento. No entanto, essa necessidade deve ser avaliada antes do procedimento.

A sedação consciente inalatória com Óxido Nitroso é utilizada para atingir os seguintes objetivos: preservar a segurança e o bem-estar do paciente; minimizar o desconforto e a dor física; controlar a ansiedade, minimizar o trauma psicológico; aumentar o comportamento e o controle do movimento para que o tratamento odontológico possa ser concluído; proporcionar aos pacientes uma condição segura sem a necessidade de supervisão médica.