Qual o melhor tratamento para bruxismo?

Você sofre de bruxismo e não sabe como tratá-lo? Vamos conhecer um pouco mais sobre o tratamento para o bruxismo, suas causas, sintomas e um pouco mais.

O bruxismo é uma pressão sobre os dentes que é exercida de forma involuntária e inconsciente, quase sempre, durante o sono ou em momentos de grande concentração ou estresse, onde além de pressionar os dentes superiores com os inferiores e apertar a mandíbula, o ranger dos dentes.

O bruxismo é frequentemente conhecido por ser uma condição que pode ser causada por ansiedade ou estresse e desencadeia dor facial, dor de cabeça e desgaste dos dentes.

Sintomas de bruxismo

O simples fato de apertar os dentes pode gerar tensão tanto nos músculos quanto nos tecidos e na mandíbula.

A seguir, vamos citar alguns dos sintomas do bruxismo que são mais comuns:

  • Dor de cabeça
  • Tensão muscular
  • Rigidez na articulação da mandíbula
  • Dor nos músculos ao redor da mandíbula
  • Interrupção do sono para o seu parceiro ou para si mesmo
  • Maior sensibilidade nos dentes devido ao desgaste causado.
  • Dor de ouvido.
  • Em casos mais graves e graves, pode ocorrer a perda do dente
  • Incapacidade de relaxar
  • Ansiedade e depressão.
  • Dor facial.
  • Insônia.

Quais são as causas do bruxismo?

Como mencionamos anteriormente, o bruxismo pode ocorrer devido a várias condições, a maioria das quais são fatores psicológicos, como estresse e ansiedade.

Mas também lhe são atribuídos outros motivos como fatores genéticos, alergias, alterações nos dentes como má oclusão ou mecanismos nervosos centrais e problemas musculares.

Por isso, para detectar a doença, é necessário realizar um estudo clínico completo para detectar se ela está realmente ocorrendo, ou seja, com que intensidade e frequência é realizada. Para isso, é medido através de um eletromiograma, um estudo com raios-x, e em casos graves podem ser usados ​​outros testes clínicos que medem a atividade dos músculos e do cérebro durante o sono.

Os estudos dependem do nível em que se encontra e do efeito que está produzindo no bem-estar da pessoa que sofre dessa condição.

Tratamento para bruxismo

Em linhas gerais, essa doença pode ser vista sob diferentes perspectivas, por isso todas elas devem ser trabalhadas e um tratamento para bruxismo deve ser realizado para evitar os sintomas descritos acima e melhorar o quadro.

Tratamento para bruxismo de uma perspectiva psicológica ou individual

Esta parte deve ser controlada rapidamente através de técnicas de relaxamento tanto para os músculos faciais como corporais e certos comportamentos e comportamentos que são realizados durante o dia.

Por exemplo, se enquanto você está comendo, você move um pé muito rapidamente, isso é um sinal de ansiedade que você deve tornar consciente para poder controlar, pois todos os seus sentidos são ativados durante o dia.

Em geral, o relaxamento, o controle da respiração, ficar sozinho meditando, praticar atividades como ioga podem ajudar muito a gerenciar essa condição.

Tratamento para bruxismo na perspectiva odontológica

É recomendado o uso de uma placa de bruxismo que trata os sintomas, mas não as causas.

Esta placa é feita de um material plástico adaptado aos dentes da pessoa, o que evita o desgaste dos mesmos, elimina dores de ouvido, dores na mandíbula, dores de cabeça e, em geral, dores faciais e outros desconfortos que podem se apresentar.

Esta placa pode ser usada durante o dia ou a noite ou ambos, tudo depende da intensidade do bruxismo e das recomendações do dentista.

Tratamento do bruxismo na perspectiva da fisioterapia

A contração dos músculos produzida pelo bruxismo pode ser tratada por um fisioterapeuta que o ensinará a realizar exercícios e terapias nos músculos faciais, assim como em qualquer outro músculo do corpo.

Em geral, os tratamentos descritos acima funcionam muito bem. No entanto, em alguns casos graves de bruxismo pode ser necessário recorrer a infiltrações no músculo de toxina botulínica para diminuir a força do músculo e evitar a dor que ocorre devido à pressão exercida.

Este tratamento é muito eficaz por inibir a liberação de um neurotransmissor que sinaliza para contrair o músculo, no entanto, seu efeito dura entre 4 e 6 meses aproximadamente, após o que os sintomas aparecem novamente se a condição não tiver sido tratada de outras perspectivas

Dicas gerais para o tratamento do bruxismo

Além das duas perspectivas mencionadas acima e seu tratamento, outras recomendações podem ser dadas que ajudarão a melhorar os sintomas:

  • Coma uma dieta suave para evitar mastigar, pois pode incomodar os músculos da mandíbula.
  • Realize exercícios físicos que o ajudem a relaxar, como ioga e pilates, que também ajudam a ter um sono reparador.
  • Tenha hábitos saudáveis ​​antes de dormir, como evitar bebidas estimulantes e tentar dormir no mesmo horário todos os dias.
  • Aplique gelo ou calor úmido na área da mandíbula
  • Bebe muita água
  • Faça do relaxamento facial um hábito durante o dia
  • Evite goma de mascar
  • Reduza o estresse diário

Embora o bruxismo não seja uma doença grave, deve ser tratado a tempo para evitar lesões permanentes nos dentes e na mandíbula, entre outras doenças causadas por condições psicológicas.

Esperamos que, com essas dicas, você possa aliviar as dores e os sintomas causados ​​pela doença e começar a realizar seu próprio tratamento em casa.

Da mesma forma, você deve procurar ajuda de especialistas para evitar que sua condição se torne crônica e afete sua saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *